Blog > Você tem certeza que a sua empresa está dando resultados?

Você tem certeza que a sua empresa está dando resultados?

Você tem certeza que a sua empresa está dando resultados?

No universo financeiro, profissionais e gestores contam com diversas métricas e indicadores, bem como com relatórios que ajudam na hora de avaliar como andam os negócios. Quando falamos nisso estamos nos referindo, claro, à saúde financeira da organização. Neste post, te contamos como saber se sua operação está dando resultados!

Um dos grandes objetivos de todo gestor é monitorar e melhorar constantemente os processos de negócios. Aumento de performance e redução de custos, por exemplo, são termos bem populares em praticamente qualquer instituição. Entretanto, por mais que exista um acompanhamento diário do volume de produção e das tarefas executadas pelos setores, isso ainda não é suficiente para avaliar com precisão o desempenho da empresa.

É importante olhar para o cenário e pensar de que forma você pode diminuir custos e otimizar investimentos. Observe nossas dicas abaixo!

Como reduzir custos e otimizar investimentos?

Uma das grandes dificuldades ao buscar um resultado positivo de lucro é lidar com os custos operacionais. Afinal, muitas atividades acabam tendo despesas indiretas que impactam fortemente na porcentagem final de retorno. Por outro lado, com a evolução das ferramentas de gestão e a integração da tecnologia nos negócios, fica cada vez mais fácil identificar alternativas para reduzir custos operacionais. Confira agora algumas alternativas!

Identifique tarefas repetitivas

Por mais necessárias que sejam, as tarefas muito manuais e repetitivas (como emissão de notas fiscais, pagamentos mensais e inserção de dados iguais em vários locais diferentes em planilhas) acabam tomando muito tempo dos colaboradores. E todo gestor sabe que a folha de pagamento pode representar grande parte dos custos operacionais. Com a expansão da automação empresarial, atualmente já existem muitos softwares e ferramentas capazes de substituir as pessoas nessas tarefas burocráticas. Dessa forma, a equipe fica livre para atuar em atividades mais importantes, tarefas de maior valor agregado para o resultado da empresa. que trarão maior retorno.

Terceirize algumas atividades

A terceirização é outra possibilidade que costuma trazer drástica redução de custos, além de aumento da eficiência. Mas isso não significa que você deve terceirizar tudo! O ideal é analisar quais atividades estão custando caro, tomando tempo e energia da sua equipe. Se essas tarefas não estiverem dentro do core business da empresa e não forem automatizáveis, o ideal é buscar uma empresa parceira para terceirização. Assim, você consegue reduzir despesas e ainda ter especialistas cuidando da assertividade dos resultados dessas atividades.

Elimine eventuais desperdícios

Por mais que todo mundo saiba que desperdícios também tem um custo, muitos acabam passando despercebidos simplesmente por não existir um monitoramento. Para encontrá-los, o ideal é mapear os custos nos mínimos detalhes e calcular o ROI de cada setor. Ao fazer isso, a busca por respostas leva à descoberta de uma série de pequenos pontos que podem ser eliminados.

Alguns dos desperdícios mais comuns ocorrem com máquinas e equipamentos antigos, materiais de escritório, locomoção e viagens corporativas, tempo em reuniões e atividades de vendas não efetivas.

Reveja seus fornecedores

Encontrar fornecedores de confiança nem sempre é fácil. Por esse motivo, quando uma empresa fecha uma parceria de sucesso, tende a continuar com ela por um longo período. No entanto, ao mesmo tempo em que assim você valoriza os parceiros atuais, é importante continuar buscando outras soluções no mercado.

Aumentar a quantidade de fornecedores pode viabilizar a redução de custos, além de agilizar prazos de entrega. Paralelamente, não deixe de conversar com seus parceiros atuais para tentar encontrar alternativas favoráveis para ambos os lados!

Agora que você compreendeu a importância de medir o retorno sobre os investimentos para a análise financeira, é hora de ficar de olho nos números gerados por sua equipe. Lembre-se de que tudo que é medido pode ser melhorado, trazendo cada vez mais rentabilidade para as operações da sua empresa! Aliás, pensando nisso, aproveite para baixar nosso e-book sobre Analytics e aprender tudo sobre métricas!

Dê um “up” na sua empresa!

O ERP da Senior centraliza e otimiza processos, reduz custos, gerencia clientes e fornecedores e oferece informações rápidas e confiáveis para a tomada de decisão. Com essas funcionalidades, as pequenas e médias empresas ganham velocidade e competitividade, redução no tempo das atividades e maior produtividade.

Conte com a nova plataforma da Senior e siga a tendência mundial da transformação digital. Acelere a produtividade da sua empresa com novos modelos corporativos, incrementando a geração de renda com tecnologia de ponta. A decisão de transformar a experiência da sua empresa está em suas mãos!

Link: https://bit.ly/3alm5RL

Se quiser saber mais sobre o assunto e entender como a Synergie pode ajudar sua empresa, entre em contato: (11) 3853–3715 ou através do comercial1@synergie.com.br ou no synergie.com.br/contato