Blog > Conheça 7 grandes tendências de RH para 2020

Conheça 7 grandes tendências de RH para 2020

Conheça 7 grandes tendências de RH para 2020

As inovações para a área de RH não param de surgir e o início da nova década promete trazer muitas novidades para otimizar ainda mais as atividades desempenhadas pelas equipes de RH. Neste post, listamos 8 grandes tendências para o seu time de RH investir em 2020. Boa leitura!

2020 já está batendo na porta e as grandes tendências de RH para o ano que vem já foram detectadas. Isso significa que é hora de prestar atenção no que 2020 reserva para o segmento e preparar as novas estratégias do seu setor de recursos humanos.

As principais tendências são focadas em facilitar atividade de rotina no DP, tornando-as automatizadas. Por isso, a tecnologia continuará aparecendo como a grande aliada do setor! As ferramentas digitais, cada vez mais intuitivas e completas, chegam para trazer economia, dinamismo, flexibilidade, mobilidade e, acima de tudo, modernidade na gestão de pessoas.

Com todo o avanço da tecnologia, as pessoas e suas relações mudam o tempo todo. Logo, um setor que lida com isso precisa se manter atualizado se quiser obter bons resultados, o que inclui adotar novas práticas e definir melhores estratégias, alinhando-as com a realidade do negócio. Vamos às novidades que prometem melhorar a experiência dos colaboradores e devem estar fortemente presentes no dia a dia dos setores de rh no ano que vem:

1. Ferramentas de análise de desempenho

Ferramentas que apontem desempenho, evolução e resultados por meio de planilhas e gráficos devem se tornar cada vez mais aplicadas nos ambientes de trabalho. As novas tecnologias voltadas para isso apresentam resultados por meio de planilhas e gráficos que permitem a visualização e a avaliação de toda a equipe.

Além disso, a empresa define os indicadores que pretende analisar, sendo possível organizar as tarefas e conhecer o tempo de execução de cada colaborador.

2. Liderança estratégica

A liderança desempenha um papel fundamental para o sucesso de um negócio, por isso, deve ser parte da sua estratégia. Em geral, bons líderes têm um relacionamento saudável com os colaboradores e estão preparados para implantar novas práticas a todo momento, seguindo o que for determinado pela organização. Diante disso, é cada vez mais importante identificar as pessoas que têm essas capacidades e saber retê-las na empresa.

3. People Analytics

Muito utilizada dentro das organizações em diferentes setores, outra forte tendência de RG é a análise de dados. Quanto aplicada na gestão de pessoas, especificamente, temos o People Analytics, que é capaz de coletar, processar e cruzar inúmeros dados sobre cada colaborador. Assim, conhecendo suas habilidades e avaliando sua performance diretamente, é possível utilizar suas aptidões de forma mais estratégica para o negócio.

4. Recrutamento online

Da mesma forma que nos relacionamos e consumimos por meio da internet, o recrutamento também se torna possível em poucos cliques. As ferramentas de recrutamento online são uma forte tendência para o setor, pois são vantajosas tanto para a empresa quanto para o candidato. Desde a triagem de currículos até a entrevista final, todos os processos podem ser automatizados, otimizados e gerenciados de forma virtual. Inclusive, utilizam recursos apresentados neste artigo, como o People Analytics.

5. Monitoramento de Gestão de Desempenho

A análise de desempenho já é aplicada há algum tempo, mas o que faz dela uma tendência para o RH no próximo ano são os períodos em que elas são realizadas. Se antes eram feitas, no máximo, três vezes ao ano, hoje, o mercado sente a necessidade de aplicar esse recurso de maneira contínua.

Essa é mais uma transformação que está relacionada ao comportamento das novas gerações que ocupam o mercado. Como as equipes trabalham de maneira cada vez mais independente, reuniões individuais e frequentes entre líderes e liderados ajudam a mover os projetos mais rapidamente.

6. Chatbots no RH

Os chatbots já são muito utilizados como uma ferramenta de atendimento ao cliente, suporte técnico de TI e em análises. A tendência para o ano de 2020 é que os setores de RH aproveitem essa tecnologia para aprimorar a experiência dos colaboradores, especialmente no processo de integração e onboarding após a contratação.

7. Bem-estar do funcionário como prioridade

O bem-estar deve continuar como uma forte prioridade das empresas e deve fazer parte da cultura organizacional. É a saúde física, mental e financeira de todos os colaboradores que precisam ser levadas em conta. E, como tal, a condição número um quando se trata de preparar sua força de trabalho para o futuro. Afinal, se os funcionários não estiverem bem, eles não serão capazes de fazer seu trabalho da melhor maneira possível.

Implementar todas essas tendências para o RH em 2020 é um desafio e tanto, mas não é algo impossível. A tecnologia é uma grande aliada para que as atividades pertinentes ao gestor de recursos humanos possam ser desempenhadas de forma rápida e eficiente. Prova disso é que grande parte das novidades aqui apresentadas estão relacionadas com a transformação digital.

fonte:https://bit.ly/2SGtLqZ

Você já usa um sistema de gestão em sua empresa?

Se quiser saber mais sobre o assunto e entender como a Synergie pode ajudar sua empresa, entre em contato: (11) 3853–3715 ou através do comercial@synergie.com.br ou no synergie.com.br/contato