Confira algumas dicas para tornar confortável e produtiva a convivência entre diferentes gerações.
Imagine só: um garoto recém-formado trabalhando ao lado de um colega de 65 anos no mesmo projeto, na mesma empresa, no mesmo departamento. Se essa situação ainda não faz parte da sua realidade, acredite: o ambiente de trabalho mudou significativamente nos últimos anos e cenas como estas são mais do que comuns.
Hoje, a faixa etária de pessoas economicamente ativas pode ir de 18 até 80 anos, criando um mix de gerações nunca antes visto — são cinco gerações diferentes, com personalidades e objetivos distintos, trabalhando lado a lado.
O grande desafio nessa situação é administrar e gerenciar as grandes diferenças neste distinto grupo de colaboradores.
Confira dicas do que fazer para tornar confortável e produtiva a convivência entre diferentes gerações no ambiente de trabalho.
DEFINA UM PROPÓSITO, UM OBJETIVO
Logo após a criação da Microsoft, o objetivo da empresa — por consequência transmitido e internalizado pelos seus colaboradores — era ter um computador em cada mesa de trabalho e em cada casa.
Ter um objetivo pré-definido ajuda pessoas de diferentes backgrounds a agirem a favor do propósito comum — seja qual for a maneira mais produtiva e compatível com seus métodos de trabalho ou personalidades.
NÃO SE IMPORTE COM DIFERENÇAS
Não veja as diferenças geracionais como estereótipos. Seu objetivo, na gestão, é fazer a equipe trabalhar unida, sem noções pré-estabelecidas ou preconceitos. Portanto, uma boa ideia é evitar dividir funções por faixa etária e não fazer grandes generalizações: cada pessoa tem suas próprias características.
ENTENDA PREFERÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO
Enquanto alguns millennials podem favorecer métodos colaborativos e interativos de trabalho e de conversa, Baby Boomers podem ser mais reservados. A gestão deve ser, sempre que possível, adaptada a cada pessoa.
CONSTRUA UM AMBIENTE COLABORATIVO
Quando existe colaboração, a hierarquia perde força para a união da equipe. As diferenças de idade passam a ser irrelevantes e a parceria domina as relações de trabalho. Conversar, debater, discutir, ouvir conselhos e aproximar pessoas de diferentes idades e ideais são maneiras que transformam a diferença geracional e a diversidade em grandes pontos positivos.
ESTUDE OS COLABORADORES E SUAS PERSONALIDADES
Consulte as pessoas, sempre. Seja estruturalmente — por meio de pesquisas de clima organizacional — ou dinamicamente — com conversas informais no dia a dia de trabalho. É essencial conversar com a equipe para descobrir suas perspectivas.
Através desses métodos, é possível descobrir muito: os valores da empresa estão compatíveis com sua força de trabalho? Há caminhos de crescimento profissionais claros? A equipe se mostra engajada e participativa? O que importa para determinados núcleos que não é relevante para outros?
FAÇA
- Trate cada um individualmente, apesar de pertencer a uma ou outra geração;
- Aposte na colaboração entre pessoas de diferentes backgrounds, idades e personalidades;
- Faça consultas frequentes para descobrir mais sobre os colaboradores, suas preferências e opiniões sobre a empresa e o clima organizacional de onde trabalham;
NÃO FAÇA
- Não trate as diferenças geracionais como estereótipos.
- Não Haja como um simples chefe — Crie parcerias entre líderes e liderados;
- Não assuma que todos os colaboradores se motivam da mesma maneira — Desenvolva métodos distintos;
Você já usa um sistema de gestão em sua empresa?
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