Blog > Como o controle de acesso pode aumentar a segurança em sua empresa

Como o controle de acesso pode aumentar a segurança em sua empresa

controle de acesso e segurança

A busca pela segurança pessoal e patrimonial é, cada vez mais, um desafio para as empresas. Mas buscar essa meta pode ser mais simples do que você imagina.

Você sabia que, de acordo com a pesquisa global de segurança da informação de 2016, realizada pela PwC, os funcionários são os principais responsáveis pelo vazamento de dados internos?

Das 600 empresas entrevistadas durante o estudo, 39% delas afirmaram que tiveram prejuízos financeiros, decorrentes desse comportamento de seus empregados. Por esse motivo, a segurança interna tem se tornado cada vez mais uma prioridade para os negócios.

Imagine, então, o tamanho do desafio enfrentado por uma empresa para proteger seus ativos e aumentar a segurança interna em todas as suas dimensões?! Uma organização lida diariamente com uma infinidade de informações confidenciais, projetos, orçamentos, gestão financeira e uma variedade de dados estratégicos que precisam ser protegidos com todo zelo para evitar prejuízos e riscos ao negócio.

Mas como, afinal, dominar essa missão?

Uma das alternativas que mais vem sendo incorporadas ao ambiente empresarial é o controle de acesso. Além de ter se tornado um item importante, a ferramenta ainda ajuda a monitorar os colaboradores e também facilita a gestão de visitantes, fornecedores e parceiros, otimizando seu custo-benefício não apenas para a segurança, mas também para a equipe de RH ao apoiar a gestão de pessoas.

Confira a seguir alguns dos principais motivos para adotar um sistema de controle de acesso e segurança.

Controle de fluxo

As soluções de segurança permitem gerenciar o acesso de pessoas e veículos, controlando também os dias e horários de acesso. Se você tem uma sala que só pode ser acessada em determinado período e por pessoas restritas, por exemplo, fica muito mais simples gerir esse controle com um sistema especializado. E os resultados podem ser ainda mais efetivos quando estão associados ao uso de câmeras de segurança, por exemplo.

O controle de fluxo facilita ainda a consulta de históricos sempre que for necessário levantar uma informação para solucionar dúvidas ou problemas.

Proteção

Com um sistema eletrônico de acesso você pode programar ou realizar bloqueios imediatos através do apoio tecnológico, reduzindo riscos de acessos indevidos ou falha na comunicação entre a equipe geral. Dessa forma você protege sua empresa em casos de perdas ou extravios de cartões de acesso, por exemplo.

Custo Benefício

As vantagens de utilizar um controle de acesso e segurança vão além do esperado. Se você integrar a solução ao seu ERP de gestão de pessoas, por exemplo, pode ainda monitorar o ponto e os horários de entrada e saída dos colaboradores, mantendo o controle das horas trabalhadas para facilitar a rotina da equipe de recursos humanos.

Contra fraudes e roubos

A possibilidade de fraudes ou falsificações são muito menores com um sistema de controle de acesso, ainda mais se a solução instalada possuir o controle por meio da biometria digital ou biometria facial, duas tecnologias extremamente seguras.

Relatório

Enquanto o sistema de acesso e segurança armazena as informações de entrada e saída de ambientes, o horário e a quantidade de vezes, torna-se muito mais simples emitir relatórios para conferência ou mesmo prestação de contas, algo fundamental para empresas que necessitam manter o sigilo de dados ou a segurança de bens físicos ou humanos.

Os tipos de controle de acesso

Existem no mercado muitas opções de equipamentos e softwares para aumentar a segurança nas empresas. Para determinar a melhor opção, é preciso levar em conta qual o segmento da empresa, as áreas que deverão ser monitoradas e o perfil do público. Para te ajudar, separamos uma lista com os tipos de controles de acesso mais usados pelas organizações e as vantagens de cada uma delas.

· Controle de acesso por cartões magnéticos: um dos formatos mais utilizados, tem como suporte uma catraca que libera o acesso do funcionário ou visitante apenas com a apresentação de um cartão magnético onde são gravadas as informações sobre o portador. Assim, além de fazer o controle de acesso, os cartões magnéticos transmitem as informações referentes à pessoa que passou pela catraca para um sistema, que deve ser acompanhado pela área de gestão da segurança da empresa. E se alguém reportar perda ou roubo do cartão, ele pode ser imediatamente bloqueado através do sistema.

· Controle de acesso por biometria: utiliza as informações das digitais dos empregados, dispensando o uso de cartões magnéticos. É uma das opções mais seguras e tem sido adotada por instituições bancárias em todo o país. A maior vantagem do acesso por biometria é que não existe a possibilidade de outra pessoa acessar um ambiente que não esteja autorizada, já que ela precisa inserir um de seus dedos no leitor biométrico.

· Controle de acesso por senha: também bastante comum no mundo corporativo, o funcionamento prevê que o funcionário deve cadastrar uma senha no sistema de segurança da empresa. Essa senha ficará vinculada ao seu perfil e sempre que for digitada identificará que aquela pessoa passou por ali. Para esta opção é importante que a empresa reforce as políticas de segurança internamente, orientando os funcionários a não compartilhar suas informações de segurança.

· Controle de acesso por reconhecimento de íris: uma das tecnologias mais avançadas e seguras do mercado, funciona de maneira similar à leitura biométrica, mas fazendo a leitura dos olhos dos funcionários. A câmera, instalada na barreira de segurança, identifica um funcionário pela leitura das cores e formatos presentes no arco da pupila.

· Câmeras, alarmes e sensores de presença: importantes aliados na segurança empresarial, são métodos associados aos demais como um recurso de barreira, ajudando na identificação de funcionários, visitantes e outras pessoas que venham a acessar a empresa.

Pequenas empresas também precisam de controle de acesso?

O controle de acesso é um grande aliado para empresas de qualquer porte. Não é por ser uma pequena empresa que não é preciso acompanhar de perto as movimentações internas.

Atualmente já existem soluções totalmente acessíveis como catracas, cancelas e outros equipamentos de controle de acesso até mesmo em condomínios residenciais, estacionamentos, escolas, entre outros locais. Tudo isso visa manter a segurança interna das organizações e, também, acompanhar o fluxo de pessoas que entram e saem de ambientes controlados.

Por meio dos controles de acesso, torna-se mais fácil preservar as informações sensíveis do negócio e, assim, garantir a vantagem competitiva da empresa.

Você já usa controle de acesso em sua empresa?

Se quiser saber mais sobre o assunto e entender como a Synergiecanal de distribuição Senior em São Paulo, pode ajudar sua empresa a implementar um controle de acesso e segurança eficiente, entre em contato: (11) 3853–3715.

Leia Também

Cadastre-se e receba novidades sobre gestão e tecnologia

    Eu concordo em receber comunicações personalizadas

    Li e concordo com a Política de Privacidade da Synergie, que pode usar as informações aqui fornecidas para entrar em contato via e-mail, telefone ou whatsapp

    Senior Sistemas é na Synergie!
    Canal de Distribuição Senior, a Synergie é especializada em soluções de tecnologia e processos que garantem alta performance e inovação para a gestão corporativa.

    Copyright Synergie © Todos os direitos reservados