Blog > 5 passos para extrair o melhor do seu ERP

5 passos para extrair o melhor do seu ERP

5 passos para extrair o melhor do seu ERP

Utilizar todo potencial de um sistema de gestão pode ser a chave para tornar o seu ERP um aliado da organização e crescimento empresarial!

No lugar de solução, um problema: enquanto ERPs prometem otimizar a operação de empresas e trazer benefícios operacionais e monetários, ainda é comum encontrar locais onde os sistemas de gestão são subutilizados.

Isso muitas vezes fica claro com o controle de determinados dados da empresa por meio de planilhas, por exemplo. Ainda é um cenário comum tanto em PMEs quanto em grandes companhias, em que as informações acabam desencontradas e há desperdício tanto do investimento feito no sistema quanto das possibilidades de ganhos que ele poderia trazer.

E para te ajudar a mudar esse quadro, listamos cinco passos que podem ajudar a sua organização a conquistar melhores resultados com o bom aproveitamento de um ERP:

1 – Entenda o por quê

Antes de procurar um sistema de gestão para sua empresa, é necessário saber qual a necessidade dessa ferramenta. Não é só porque ter um ERP é bonito, é preciso que ele solucione problemas relacionados à fluxo de caixa, manufatura, folhas de pagamento, entre outros.

2 – Selecione a melhor opção

Com base nas expectativas da empresa, é a hora de encontrar o sistema mais adequado. Nessa hora, não tem como fugir de uma pesquisa extensa, com benchmarking das soluções utilizadas por concorrentes e avaliação do preço versus expectativa de ganhos. A soma tem que fazer sentido.

3 – Participe da implementação

No que tange ao bom uso de um ERP, a etapa mais importante é a implementação — e também a mais estressante. É imprescindível seguir uma metodologia consistente, o que inclui por parte da empresa destacar um grupo de trabalho capaz de gerenciar crises e conflitos com a equipe do ERP. Um exemplo de cuidado necessário é a participação do presidente da empresa no kickoff. É simbólico e ajuda no comprometimento de todo time com o processo.

Neste eBook você confere mais sobre a correta implementação de um sistema ERP pode ajudar sua empresa a orquestrar tecnologia e processos para melhores resultados. Baixe grátis o material: Implantação de ERP

4 – Acompanhe os resultados

Além de facilitar o dia-a-dia corporativo, uma das grandes vantagens dos ERPs é otimizar a mensuração de quaisquer processos. Se os indicadores das questões que influenciaram a busca por uma solução de gestão não melhoraram, há problemas. É preciso notar melhoras. As métricas precisam traduzir os benefícios oferecidos pelo sistema. Além de ajudar no diagnóstico da operação da empresa, isso também pode revelar um mau uso do ERP.

5 – Mantenha o treinamento

O processo de educação da equipe para o uso do ERP é contínuo. O objetivo de um sistema de gestão é conciliar todas as informações da empresa em um único sistema onde estes dados estejam sempre atualizados, confiáveis e disponíveis para consulta. Se alguém deixar de cumprir sua parte, é fácil perder o fio da meada.

Você já usa um ERP em sua empresa?

Se quiser saber mais sobre o assunto e entender como a Synergiecanal de distribuição Senior em São Paulo, pode ajudar sua empresa a tornar seu ERP mais eficiente, entre em contato: (11) 3853–3715.