Blog > 4 mitos da implantação de sistemas

4 mitos da implantação de sistemas

4 mitos da implantação de sistemas

A implantação de um ERP é muitas vezes considerada pelas empresas um processo árduo e oneroso, gerando uma barreira para a aquisição de uma solução especializada. No entanto, muitas das dificuldades apontadas são mitos que não correspondem à realidade.

A principal função de um ERP (Enterprise Resource Planning) é de otimizar a rotina de uma empresa integrando informações, processos e reduzindo a complexidade dos dados para uma atuação mais estratégica e eficiente.

Considerado hoje item essencial para que uma organização se mantenha competitiva e com dados bem controlados, em segurança e disponíveis a qualquer momento, a implantação de um ERP, no entanto, ainda reserva algumas barreiras para empresas que não contam com a solução ou que já tiveram experiências anteriores negativas com outras soluções.

Entretanto, inserir um ERP na rotina de uma empresa, apesar de ser uma mudança grandiosa e importante, pode ser muito menos doloroso do que parece. Por isso hoje vamos desvendar quatro mitos da implantação de sistemas e mostrar por que você não deve temer essa evolução tão positiva para sua companhia.

A implantação de um ERP vai resolver todos os meus problemas

Não, não vai. A implantação do ERP é o primeiro passo para que você proporcione mudanças importantes e significativas em sua empresa. Mas apenas essa etapa não resolverá seus problemas. Um ERP centraliza, integra, agiliza e facilita a rotina da sua organização, mas ele não funciona sozinho. É preciso que os processos organizacionais e as pessoas estejam alinhadas também para que todo o ciclo gere frutos positivos e tragam crescimento acelerado.

Contar com uma consultoria em processos organizacionais e que seja capacitada para adaptar o uso da tecnologia à esses processos é fundamental para gerar o melhor aproveitamento dos recursos e aumentar a produtividade da empresa. Se você não tem processos ou precisa reorganizar o funcionamento da sua empresa, tentar implantar um ERP sem ajustar estes pontos pode ser apenas mais um problema para sua lista.

A implantação de um ERP é demorada

O tempo que uma implantação de sistema ERP leva está diretamente relacionado ao compromisso da empresa em concluir o projeto. Se você contratou um fornecedor sério e bem recomendado, então a responsabilidade está, na verdade, em suas mãos.

É verdade sim que a implantação de um ERP exige mudanças e dedicação. Mas se você sabe a importância deste passo para sua empresa, um planejamento bem orientado pode tornar tudo isso muito mais simples. O cronograma e a definição de responsabilidade podem agilizar ainda mais este processo, e quanto mais organizadas estiverem suas informações, mais simples será a adaptação.

Ah, mas eu não tenho nada disso! Então novamente é hora de buscar uma consultoria que não trabalhe apenas com a implantação, mas também consiga apoiá-lo na gestão do projeto de forma completa, facilitando e dinamizando todo o fluxo de atividades dentro do tempo determinado para a implantação.

A implantação do ERP em pequenas empresas tem alto custo

O primeiro erro deste mito já está em chamar a implantação de um ERP de “custo”. Um sistema de gestão deve ser considerado um importante “investimento” para uma empresa, pois se bem executada, sua implantação trará mudanças significativas na redução de custos com retrabalhos e informações descentralizadas e ampliará o potencial competitivo e estratégico de crescimento da empresa, recuperando o valor do investimento em um tempo muito menor que o previsto.

Mas mesmo em pequenas empresas, que tem um menor potencial de investimento financeiro, sobretudo as empresas em fase inicial do negócio, é possível sim encontrar soluções que se adequam ao seu perfil e cabem no bolso do empresário. Além de existirem soluções na nuvem, que reduzem custos com infraestrutura de TI, é possível ainda encontrar sistemas focados em empresas de menor porte e depois partir para soluções mais robustas dentro da mesma companhia.

Não é preciso envolver a equipe na implantação do ERP

Não precisa.. Deve! Deixar sua equipe de fora do projeto de implantação pode ser o maior erro ao adotar um ERP. A inserção de um ERP na rotina da empresa é, por si só, um processo de mudança cultural que envolverá muitos aspectos da organização, desde o modo de execução das tarefas até os processos que antes eram realizados e precisarão ser adaptados a uma nova realidade. O que você precisa fazer é mostrar para sua equipe o quanto isso será benéfico para cada um deles com a redução de atividades burocráticas e do retrabalho, trazendo para cada membro do time um papel mais estratégico na empresa.

E envolver todos desde as primeiras etapas da implantação é uma forma de engajar os colaboradores nesta causa. Com isso, eles não apenas eliminarão as barreiras de aceitação das mudanças como permanecerão comprometidos com os resultados, facilitando e agilizando o processo de implantação e auxiliando na coleta de resultados para a empresa muito mais rápido que o previsto.

Você já usa um sistema de gestão em sua empresa?

Se quiser saber mais sobre o assunto e entender como a Synergie pode ajudar sua empresa e derrubar os mitos da implantação de sistemas ERP, entre em contato: (11) 3853–3715.